sexta-feira, 18 de março de 2011

Encontre a paz dentro de casa!

Com certeza você já deve ter ouvido falar em jardins japoneses, certo? Mas você sabia que cada coisinha pequena, desde uma pedra até as flores, tem um significado? Bom, a pedido dos leitores fiz este post que tá muito tudo!

Os japoneses, pelo grande numero de conflitos no país, buscavam e ainda buscam até hoje desesperadamente por tranqüilidade. E essa “paz mental” tem sido refletida nos jardins onde quem entra, tem a impressão de estar em um templo de meditação. Mas quem pensa que essa arte é frescura, está muito enganado. Essa forma de paisagismo, que vem sido usado bem antes do século IX, tem um significado pra cada coisa que vou explicar ao longo do post, espero que curtam.
Os japoneses procuram o “perfeito” em tudo, por isso utilizam jardins com contrastes como liso e áspero, horizontal e vertical, esbelto e volumoso, ou seja, estimulando a mente a encontrar  seu próprio caminho a perfeição.


O Sakura (cerejeira)
é conhecido como a flor da Felicidade e assume um lugar importante na cultura e nos jardins japoneses. Nos meses de Março a Abril o povo festeja o Hanami para comemorar a floração da árvore com muitas festividades. Para o povo japonês esta festa tradicional não é apenas pela beleza do Sakura, mas é um legado para que as gerações mais jovens mantenham uma identidade e aprendam a importância de preservar o respeito e a espiritualidade.

Lanternas de Pedra
Um dos aspectos mais intrigantes dos jardins japoneses são as lanternas de pedra. Contam que elas eram usadas originalmente para iluminar as entradas dos templos para os Cerimoniais do Chá feito às escondidas de noite. Hoje, as lanternas de pedras são usadas como símbolo da tradição cultural e como elemento decorativo.

Koi (carpa)
O “koi” conhecido no Brasil como carpa, é um símbolo da força e da coragem cujo colorido adiciona um movimento ao jardim japonês, ou seja, são a representação das flores vivas. Este peixe é considerado o “rei do rio’ e  é respeitado pela sua habilidade para nadar rio acima e pela determinação de superar obstáculos.










Com tanta paz assim, quero acampar nesse jardim. (^^) Espero que tenham gostado!

Um comentário: